Sobre nós

A Inspira Mobilidade surgiu como uma necessidade para transformar a forma como nos movemos em Almada e inspirar outras comunidades a fazer o mesmo. Valorizamos o transporte sustentável, a inclusão e o bem-estar coletivo, e acreditamos que em conjunto podemos criar cidades mais sustentáveis, saudáveis, humanas e equilibradas.

Quem somos

Somos uma associação sem fins lucrativos fundada em setembro de 2024, reunimos pessoas de Almada com diferentes idades, formação e especialistas para repensar a forma como nos deslocamos, priorizando as pessoas e o ambiente.

Conhece as pessoas que fundaram a Inspira Mobilidade:

Andreia Zorrinho: Abraça a vida em Cacilhas em período de pandemia, e traz consigo o amor pela bicicleta, pelo ciclismo urbano e pela mobilidade sustentável, que adquiriu nos anos que viveu em Londres. Divide a vida entre as duas margens do Tejo, sempre que pode, a pedalar. Sonha com um concelho unido por ciclovias e rede de transportes públicos eficaz e inclusiva. E sonha com o dia em que será novamente possível ciclar Seixal – Barreiro pela ponte sobre o Rio Coina.

Catarina Freitas: Engenheira do Ambiente residente em Almada, desde sempre ligada às questões relacionadas com um modo de vida mais sustentável, mãe de 3 jovens adultos, participante ativa em atividades de cidadania ambiental, embaixadora do Pacto Climático Europeu em Portugal, gestora da rota Refood da Costa da Caparica, voluntária na Cicloficina de Almada, biciclista urbana, maquinista de CicloExpressos (à espera que este programa retome em Almada) e em constante reinvenção para uma vida sem desperdício.

Débora Muzzi: reformada e avó, hoje participa da gestão de uma ONG que busca combater a solidão e o isolamento de idosos em Almada levando-os a passear de bicicleta. Também voluntária da Cicloficina de Almada e envolvida em atividades locais de sustentabilidade e conservação ambiental. Anda muito a pé, ou usa transporte público e bicicleta nos seus deslocamentos diários e muito se interessa por uma melhor mobilidade no nosso concelho. 

Diana Botelho: Apaixonada pela natureza, espontaneidade e viagens fora da caixa, aficionada por finanças, desenvolvimento pessoal, o com os conceitos de liberdade financeira e de escolha, descobriu que pedalar se alinha na perfeição com  os seus interesses e encontrou na bicicleta uma extensão ao seu estilo de vida.
Mãe de três filhos pequenos, preocupada com os valores que lhes que transmitir, acredita que pequenas escolhas diárias farão a diferença na sociedade. Engenheira de mobilidade de profissão, pedala entre margens sempre que pode, inspira e incentiva a família, amigos e colegas de trabalho a descobrirem a leveza e a liberdade de o fazerem também.

Diana Prata: Neurocientista de profissão, começou a usar a bicicleta e os transportes públicos como únicos meios de transporte desde 2002 a 2015 enquanto viveu em Amsterdão, Creta e Londres. Depois de descobrir que afinal não precisava de usar o carro como principal meio de transporte, que era mais ecológico, e divertido priorizar a bicicleta e andar, que ganhava massa óssea e muscular, vitamina D, saúde mental, e mais sorrisos na cara e além disso, o seu recente fillho se derretia mais a descobrir o mundo e as pessoas a andar de transportes públicos e lá atrás na bicicleta…. não quis voltar ao carro, só por voltar a Portugal. Como mora no cimo de um monte, agora tem uma elétrica de carga graças ao bendito Fundo Ambiental.

Diogo Salvador: Nascido em 1981, cresceu e estudou na margem sul do Estuário do Tejo. Fez o seu percurso académico na área de Gestão de Sistemas de Informação e profissionalmente especializou-se em Gestão de Projetos. O associativismo e voluntariado em diferentes áreas pontuaram este caminho, mas foi no regresso à companhia de bons amigos da margem sul, que encontrou na “transformação do espaço público que nos rodeia”, uma causa comum, para aplicação construtiva da sua experiência profissional.

Com os três filhos aprendeu que a vida é uma mudança constante onde cada escolha nos aproxima ou afasta do que realmente é importante. Hoje acredita que a transformação do espaço público contribui para uma mudança construtiva da comunidade que o ocupa e consequentemente da realidade que todos habitamos.

Diogo Martins: Nerd dos transportes e acessibilidade que por acaso também trabalha para melhorar a acessibilidade a transportes públicos. Com imenso interesse em urbanismo, transportes e na relação entre a sociedade e o espaço público. Tem, sobretudo, interesse em melhorar metodologias de participação pública para tornar as cidades mais humanas e acessíveis.

Eduardo Abalada: Nasceu em Lisboa nos anos setenta mas foi no Sobral de Monte Agraço, na casa de férias, que teve as suas primeiras grandes aventuras de bicicleta. E nunca mais deixou de se aventurar.

Apaixonou-se pelo longboard skate no princípio dos anos dois mil, usou-o para viajar pelo país, criou a primeira associação de desportos de gravidade, voltou a tirar a bicicleta da garagem e já não a arrumou. Entre a Permacultura, a Agrofloresta e a Bioconstrução na Quinta dos 7 Nomes, constrói e funda a Cicloficina de Colares, lança a Oficicleta da Trafaria, e põe novamente a trabalhar o bichinho do parafuso que cresceu quando decidiu estudar engenharia naval. 

Vive na Trafaria, e usa a bicicleta todos os dias, faça chuva ou faça sol, para ir trabalhar para Lisboa. Conhece bem os desafios de mobilidade que a região enfrenta e acredita que a mudança para uma vida mais simples é possível.

Francisco Morais: Pessoa vulgar. Rotineiro automobilista casa-trabalho-casa, e  invariável consumidor de carbono fóssil. O uso da bicicleta era essencialmente para desporto e lazer.  Mudar o paradigma, actualmente utiliza a bicicleta com relativa regularidade como meio de transporte activo nas deslocações banais, em particular no contexto urbano, e participa em grupos de reflexão sobre o tema e gosta de fazer passeios e viagens de bicicleta pelo país em complemento com a ferrovia. Acredita na Mobilidade Activa como um factor benéfico colectivo enquanto modelo organizacional e de planeamento urbano do território das nossas vilas e cidades, e como resposta alternativa a favor da sustentabilidade da nossa qualidade de vida e das gerações futuras. Arquitecto

Helder Silva

Inês Sarti Pascoal: estudante de doutoramento em geografia e planeamento territorial, a investigar questões de género relacionadas com a mobilidade sustentável. Almadense, utiliza a bicicleta como meio de transporte entre Almada e Lisboa desde 2015, em complemento com os transportes públicos.

José Manuel Fonseca: professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa é doutorado na área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Utiliza a bicicleta tanto diariamente em pequenas deslocações como na vertente de exercício físico. É apreciador de passeios de grande distância em autonomia total, com a família, utilizando como complemento a rede ferroviária.

Lorene da Mota

Luís Pinto da Silva: empresário em nome individual, desde 2017 desloca-se diariamente em Almada a pé e de bicicleta entre casa e atividades profissionais ou outras.

Miguel Cambão: Biciclista urbano ativo desde 2010, tem dividido a sua vida profissional e pessoal entre as margens do Tejo. Vive em Lisboa mas tem uma ligação especial à Trafaria. É engenheiro e pós-graduado em ordenamento do território e planeamento ambiental e também em mobilidade do futuro. Pai de quatro filhos ainda pequenos, que transporta diariamente de cargo bike. Continua a acreditar que é possível mudar o mundo e que a ponte 25 de Abril, um dia, vai ter um canal ciclável.

Rita Martelo: Baseada em Almada mas com um percurso profissional e académico entre Londres, Estocolmo e Amsterdão, deixou-se contagiar pelo uso da bicicleta como meio de transporte desde 2007. É designer experiente e estudante de doutoramento em Design focada nas temáticas do design de informação e mobilidade em bicicleta em contexto urbano.

Rui Ventura:  Desde sempre residente do concelho de Almada, actualmente na Freguesia da Charneca Caparica e Sobreda. Pai de 3 filhos pequenos, diariamente transporta os 2 mais velhos para a escola de cargo bike. Engº de telecomunicações de profissão, começou a adoptar a bicicleta eléctrica como meio de transporte no percurso para o trabalho, entre a Sobreda e Algés em 2016.

Sandra Fernandes: Mãe de duas crianças, cujo olhar sobre o mundo a ajudou a questionar a forma como o espaço público está organizado e tem condições para ser usufruído por pessoas de todas as idades e características. Acredita que o poder do coletivo é altamente transformador e que constitui uma contra-força essencial para garantir a Justiça Social e o Bem comum. Reside na Costa da Caparica e descobriu a bicicleta como forma de garantir uma autonomia que não encontrava apenas com os transportes públicos. Profissionalmente, tem-se dedicado às questões da participação, educação para a cidadania global, transformação social e desenvolvimento.

Sofia Simões: Engenheira do Ambiente, residente em Almada e investigadora, tenta deslocar-se sem carro para o local de trabalho em local remoto na margem norte, desmultiplicando-se em combinações inventivas de transportes públicos e bicicleta que a fazem perceber que é preciso melhorar o atual sistema de transportes.

Impacto

Na Inspira Mobilidade, acreditamos que pequenas ações geram grandes mudanças. Medimos o nosso impacto através de projetos, eventos e colaborações que promovem a mobilidade universal para melhorar a qualidade de vida em Almada.

O Nosso Manifesto

Defendemos cidades que priorizam pessoas e não apenas veículos automóveis. O nosso manifesto reflete o compromisso com a mobilidade sustentável, a inclusão e a descarbonização, guiando todas as nossas ações.

Parcerias

Nenhum projeto é feito sozinho e por isso trabalhamos lado a lado com parceiros estratégicos que artilham a nossa visão de mobilidade sustentável e contribuem para projetos transformadores. Criar parcerias com a Ciclistica, Decatlhon, Cicloficina, outros? Kidical, Estuário

Projetos

Os nossos projetos são a alma da Inspira Mobilidade. Aqui transformamos ideias em ações concretas, promovendo iniciativas que colocam a mobilidade sustentável no centro das prioridades urbanas.

Atividades

As nossas atividades incluem workshops, campanhas de sensibilização, estudos técnicos e intervenções práticas. Acreditamos que estas ações criam um impacto duradouro e envolvem a comunidade de forma direta.

Seria interessante começar aqui um histórico de campanhas e atividades que vamos fazendo ? Ex EDA e o Agroparque, Manifesto IC 20, Metro para a Costa ?

  • Eventos

Organizamos eventos que celebram e promovem a mobilidade sustentável. Desde passeios de bicicleta a encontros técnicos, cada evento é uma oportunidade para aprender, colaborar e inspirar.

Seria interessante deixar um histórico aqui também? Semana Europeia da Mobilidade, Kiscall Mas Almada, Massa Crítica Almada 

Será que depois de Projetos seria legal ter um braço para o Plano de Ação Atual, mostrar sempre o plano geral de trabalho da diretoria em curso ?

Caminhos com Inspiração


Esta é a tua biblioteca de mobilidade sustentável, mantém-te informado sobre as novidades da Inspira Mobilidade e sobre o mundo da mobilidade sustentável. Nesta secção, partilhamos notícias, artigos de opinião e as novidades. Lê opiniões, reflexões e análises sobre mobilidade urbana, escritas por especialistas, membros da associação e convidados. Aqui tens acesso aguias, estudos e outros materiais para que possas aprofundar o teu conhecimento sobre o tema e contribuir para transformação de Almada numa cidade mais verde.

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